Banner Rotativo

EvolutionBox

SuperBox

XAT

TocomSat

AzTime

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dicas Banda KU – Antena invertida serve mesmo para alguma coisa?

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre um tipo de instalação que se tornou um mito entre as pessoa squ tem banda KU, é a antena invertida, que muitos dizem que melhora o sinal captado pela antena.
É esta realmente a real função de se inverter a antena offset para apontamento para o satélite de tv digital?
Na realidade até podemos considerar que é sim este o caso, mas em duas situações muito especiais.

A primeira é o verdadeiro motivo de se colocar a antena invertida que é superar algum obstáculo que esteja dificultando o apontamento, mas claro, mesmo assim não são todos os obstáculos que são superados, há limites que são obstáculos leves.

Com isto, claro, se consegue um pouco mais de sinal do que o obstáculo deixava passar para o apontamento feito na posição original.

Esse tipo de atitude é comumente usado pelos militares americanos em locais onde há dificuldade de comunicação com satélites quando eles estão em guerra, e foi daí que a prática de inverter a antena se popularizou.

O segundo motivo é para se conseguir captar o sinal de satélites os quais a regulagem em graus daquela antena não contempla.

Um exemplo é o satélite Telstar 12 que estava fora da inclinação de antenas de algumas operadoras, como as antenas da SKY antigas, ao se inverter a antena se conseguia captar o Telstar 12 pois a gama de graus da antena mudava.

E quanto aos outros casos em que os usuários afirmam que conseguiam melhorar o sinal?

Isto se dá devido a ter se conseguido um ajuste fino melhor ao se inverter a antena, e não por que a posição melhora o sinal da antena, se inverter a antena melhorasse mesmo o sinal os próprios fabricantes de antenas aconselhariam a prática.

Veja foto de uma antena invertida abaixo.


Nenhum comentário :

Postar um comentário